quarta-feira, 19 de maio de 2010

MODELO de PLANO de AULA

Os OBJETIVOS abrangem seis grandes áreas do conhecer:

• Conhecimento – Conhecer, apontar, criar, identificar, descrever, classificar, definir, reconhecer e relatar no final, pois, se trata de RE.
• Compreensão – Compreender, concluir, demonstrar, determinar, diferenciar, discutir, deduzir, localizar, reafirmar no final por causa do RE.
• Aplicação – Aplicar, desenvolver, empregar, estruturar, operar, organizar, praticar, selecionar, traçar. Não tem RE.
• Análise – Analisar, comparar, criticar, debater, diferenciar, discriminar, investigar, provar. Não tem RE.
• Síntese – Sintetizar, compor, construir, documentar, especificar, esquematizar, formular, propor, reunir, voltar. Não tem RE.
• Avaliação – Avaliar, argumentar, contratar, decidir, escolher, estimar, julgar, medir, selecionar. Não tem RE.

Todo OBJETIVO tem que ter um verbo do CONHECIMENTO e outro da AVALIAÇÃO. Objetivo não se repete verbo. (+ ou – 5)

COMPETÊNCIAS – Tem que ter verbos da COMPREENSÃO e da APLICAÇÃO. (+ ou – 3)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO OU EIXO TEMÁTICO – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO quando for sobre a apostila/livro na sua totalidade e EIXO TEMÁTICO quando for apenas de uma parte/capítulo.

METODOLOGIA – Aula expositiva dialógica (Vice-Versa), exposição via televisão ou via televisão/DVD de filme, documentário, clipe e etc. Exposição de transparências via retro projetor, elaboração de fichamentos, resumos de textos pré-selecionados, mapeamentos, resolução de exercícios, aplicação de mini aulas, utilização de recursos instrucionais (giz, quadro, apostila, TV, dvd).

AÇÃO DIDÁTICA – Separada por momentos, descreve de maneiro breve o que se vai trabalhar na sala de aula, só pode ter verbos terminados em MENTO e AÇÃO. (+ ou – 3) Exemplo:

Primeiro Momento

Segundo Momento

Terceiro Momento

HABILIDADES – O que o aluno deverá desenvolver/adquirir durante as aulas, usando os verbos no substantivo, terminado em MENTO ou AÇÃO.

AVALIAÇÃO – Forma com que o aluno será avaliado pelo professor. Pode usar verbos sem o R, como por exemplo: CANTAR – CANTA. (+ ou – 3)

BIBLIOGRAFIA - Apostila ou livro onde se teve o embasamento para a aula.

Créditos da postagem: http://popnews.wordpress.com/2007/10/13/dicas-para-se-fazer-um-plano-de-aula/

14 comentários:

  1. Também gostaria de saber o que é RE?
    Afinal clareza nas explicações é muito interessante e certo.

    ResponderExcluir
  2. Acredito ser o prefixo (REavaliar, RElatar, etc.) pois em alguns casos não há a necessidade de tocar novamente no que foi dito ou exposto. Ou seja, sem reanalisar, reavaliar, reaplicar entre outros. São coisas que só se faz uma vez, por isso não se escreve verbos com prefixo RE.

    ResponderExcluir
  3. Nós aqui do grupo também tivemos um pouco de trabalho para entender esse texto, quer dizer realmente a utilização do prefixo RE.
    Abraços a todos, vou tentar atualizar o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lindo, gatinho tive dificuldade também mas descobri beijos!

      Excluir
  4. Olá! Você poderia dar um exemplo? Tipo colocar um trabalho seu.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da exposição, agradeço por compartilhar. Me ajudou muito. Abraços extensivos. A Coruja.

    ResponderExcluir
  6. Gostei me ajudou me ajudou bastante!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. gostaria q colocase um projeto mais detalhado!

    ResponderExcluir
  8. Plano de aula ou Plano de ensino, porque convenhamos burocratizar o professor de ensino superior é um retrocesso!!!

    ResponderExcluir
  9. Gostaria que colocasse um plano de aula completo , não só como construir um

    ResponderExcluir