sábado, 22 de agosto de 2009

Sacrifício


O que é Sacrifício ?
Segundo o dicionário , a palavra tem origem do Lat. Sacrificiu fig., - privação voluntária em benefício de outrem;renúncia;abnegação;(no pl. ) trabalhos, canseiras.
Segundo Renato Sztutman em seu texto O sacrifício, ontem e hoje existem dezenas de formas de sacrifício , todas ligadas a alguma doutrina religiosa , considerado o ato de tornar sagrado, o sacrifício aproxima os homens de esferas desconhecidas, não raro concebidas como divinas, por meio da destruição, própria ou figurada, de um animal, planta, objeto ou mesmo ser humano.
Nos dias de hoje, um bom exemplo pode ser buscado no aïd el-khebir, a grande festa de passagem do ano celebrada pelos muçulmanos, onde, cada família deve sacrificar um cordeiro e realizar um banquete , substituto de uma obrigação anual: a peregrinação a Meca. Ele rememora, no mais, o episódio mítico em que Abraão se dispôs a sacrificar seu filho -Ismael, para os muçulmanos; Isaac, para os judeus- como prova de fidelidade a Alá, o Deus único. Outro exemplo por assim dizer clássico pode ser colhidos em diversas cidades , onde abundam terreiros de candomblé onde acredita-se que Exu, promova a intermediação de homens e deuses através do sacrifício de galinhas.
No cristianismo contemporâneo, a marca do sacrifício permanece mais forte, pois a missa cotidiana atualiza a morte não de um intermediário animal, mas do próprio filho de Deus, a palavra hóstia por exemplo deriva de um termo em latim que designa uma vítima oferecida aos deuses.
Apesar de todo o simbolismo e crenças envolvidas, o sacrifício é um ato diário de amor, abnegação que se formos atentos encontraremos diariamente em nosso cotidiano , veja a relação de mãe e filho excluídos socialmente , onde muitas vezes ela deixa de se alimentar para seu amor não passar fome, observe o catador de papel que anda pela cidade com seu carrinho coletando entulhos para no final do dia alimentar sua família , no interior famílias inteiras trabalham unidas na roça e elegem um dos filhos, geralmente aquele com mais capacidade e o enviam pra cidade pra estudar e ser Doutor pois não possuem recursos para educar todos eles.
Ao contrario do que imaginamos estes atos que parecem sacrifícios cruéis para nós, são normais e felizes para estas pessoas, todas elas não admitiram que isso fosse um sacrifício, e todas encerraram a conversa, cada uma seu modo, com a mesma pergunta: O Senhor não faria a mesma coisa pela sua família se estivesse no meu lugar?

Josemaría Escrivá

Nenhum comentário:

Postar um comentário